Os desdobramentos do conflito entre Estados Unidos e Irã podem impactar diretamente os preços de ovos, frango e carne suína no Brasil, segundo projeções da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). De acordo com a entidade, o aumento no valor do diesel provocou elevação de até 20% nos fretes rodoviários, afetando tanto o transporte de insumos quanto a distribuição de produtos da cadeia produtiva.

Além dos combustíveis, itens como alimentos, medicamentos, eletrônicos, plásticos e fertilizantes também sofrem impacto com o cenário internacional. Outro ponto de atenção é o transporte de embalagens plásticas, derivadas do petróleo, que enfrenta dificuldades devido aos bloqueios no Estreito de Ormuz, região estratégica entre o Irã e os Emirados Árabes Unidos. Esses produtos já registram alta de cerca de 30%.

Foto: RitaE/Pixabay
Galinhas

Diante desse contexto, a ABPA afirma que pode haver repasse desses custos ao consumidor nos próximos dias, atingindo especialmente ovos, carne de frango e carne suína. Apesar disso, dados recentes do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) indicam queda de 10,8% no preço dos ovos nos últimos 12 meses.

A carne suína também apresentou recuo, com queda de 1,2% em fevereiro e de 1,62% no acumulado anual, enquanto o frango teve redução de 0,29% no mês passado.

Em relação à produção, o volume de ovos cresceu 7,9%, passando de 57,7 bilhões de unidades em 2024 para 62,2 bilhões em 2025, com consumo médio de 287 unidades por pessoa, alta de 6,7%.

Segundo a ABPA, o mercado mantém um equilíbrio entre oferta e demanda, e as exportações de ovos também avançaram: em fevereiro, somaram 2.939 toneladas, com crescimento de 16,3% e receita de US$ 6,175 milhões, alta de 25,1%.

Sem anúncio no momento