Fechar
GP1

Brasil

Candidatas relataram agressão em redação do Enem, diz Mercadante

O tema da redação do Enem foi "a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira".

Na tarde desta segunda-feira (11) o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que 104 candidatos conseguiram obter nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição do exame, o tema foi “a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.
Imagem: ReutersAloizio Mercadante, ministro da Educação(Imagem:Reuters)Aloizio Mercadante, ministro da Educação

O ministro disse ainda que, segundo o Ministério da Educação, 53 mil pessoas tiraram nota zero. A maioria dos candidatos, mais de 1,9 milhão de participantes, ficou com notas entre 501 e 600 pontos.

Ao todo, 5.810.948 candidatos fizeram o Enem 2015.

Redação


No exame de 2015 o tema da redação foi a persistência da violência contra as mulheres. Mercadante afirmou que em 55 redações, os avaliadores perceberam que candidatas relataram assédios que viveram ou testemunharam.

“Tivemos redações em que as mulheres descreviam cenas de violência em que foram vítimas ou testemunhas. Não sabemos necessariamente se aquele texto é um depoimento, mas tudo indica que sim”, disse.

O ministro disse que após consulta ao Ministério Público, o MEC resolveu não entrar em contato com as alunas que descreveram as agressões na redação, a fim de não tornar aquelas experiências públicas e preservar a integridade das candidatas.

“Vamos supor que o agressor tem acesso ao e-mail [da mulher que relatou a violência]? Não podemos tomar a iniciativa. O que estamos dizendo é que, assim como estamos tendo sigilo com a redação dela, a informação que ela der pelo 180 [número da Central de Atendimento à Mulher] será preservado com total sigilo. Há casas de proteção. Só tem um jeito de proteger, é ela tomar iniciativa”, afirmou o ministro.

O governo federal dispõe de um serviço que recebe denúncias e relatos de violência contra a mulher, a Central de Atendimento da Mulher, que atende pelo número 180. Ao ligar para a central, as mulheres são orientadas quanto aos seus direitos e encaminhadas à órgãos de investigação.

O ministro da Educação lembrou ainda que ao ser divulgado, durante a prova, o tema da redação, houve uma tentativa de “crítica ideológica” ao tema, mas que a permanência da violência contra mulheres trata-se de “um fato”. "O país ainda tem muita violência contra a mulher", disse. "Eu acho que esse debate é muito bom."

Médias gerais e recorde em matemática

Apenas 13 estudantes conseguiram acertar as 45 questões de matemática, conseguindo nota máxima de 1.008,3 pontos, considerada recorde no Enem. O piauiense Vítor Melo Rebelo, de 18 anos, foi um dos recordistas. O jovem já havia sido aprovado em 12 vestibulares e pretende cursar Medicina na Universidade Federal do Piauí.
Imagem: DivulgaçãoVítor Melo Rebelo(Imagem:Divulgação)Vítor Melo Rebelo

Mercadante divulgou as médias das notas das provas. A média em Ciências Humanas foi de 558,1; Ciências da Natureza e suas Tecnologias foi 478,8; em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias a média foi de 505,3 e a média de Matemática e suas Tecnologias foi de 467,9.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.