Fechar
GP1

Brasil

Ministério da Educação libera consulta de bolsas do Prouni 2016

As inscrições começam nesta terça-feira (19). Resultado da primeira chamada sai dia 25 de janeiro.

O MEC (Ministério da Educação) abriu consulta às bolsas de estudo para instituições privadas de ensino superior do Programa Universidade para Todos (Prouni). A pesquisa de bolsas ocorre no site http://siteprouni.mec.gov.br/. As inscrições começam nesta terça-feira (19) e vão até 22 de janeiro.
Imagem: DivulgaçãoMinistério da Educação libera consulta de bolsas do Prouni 2016(Imagem:Divulgação)Ministério da Educação libera consulta de bolsas do Prouni 2016

Também nesta segunda-feira (18) o MEC liberou a lista dos aprovados para
228 mil vagas em universidades públicas, selecionados por meio da primeira edição do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Inscrições Prouni

No dia 25 de janeiro será divulgado o resultado da seleção do Pouni. Entre os dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro deverá ser feita a comprovação da primeira chamada de aprovados.

No dia 12 de fevereiro será divulgada a segunda chamada. As matrículas irão acontecer entre os dias 12 e 18 do mesmo mês. O prazo para participar da lista de espera será entre 26 e 29 de fevereiro.

Para se inscrever no Prouni é preciso ter obtido no mínimo 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter tirado nota zero na redação. Podem participar estudantes que fizeram o ensino médico na rede pública, bolsistas que estudaram na rede particular, estudantes com deficiência e professores da rede pública.

Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para bolsas parciais, de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Prouni x Fies


Enquanto o Prouni concede bolsas de estudo integrais ou parciais em universidades privadas, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece contratos de financiamentos. O foco do Prouni são estudantes que saíram das escolas públicas e tem baixa renda.

Para se inscrever no Fies é necessário ter obtido pelo menos 450 pontos no Enem (a partir do Enem 2010) e ter renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.