Fechar
GP1

Brasil

MPF entrega 2 milhões de assinaturas contra corrupção

Mais de 2 milhões de pessoas assinaram pacote de 10 medidas de combate à corrupção.

Nesta terça-feira (29) o Ministério Público Federal realizou a entrega simbólica de 2.028.263 assinaturas de cidadãos que apoiam um pacote de 10 medidas de combate à corrupção propostas pelo órgão.

A lista será levada ao Congresso, que irá votar ou não a aprovação das propostas. As medidas incluem alterações legislativas para prevenir, punir e recuperar desvios de dinheiro público.
Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarMPF entrega 2 milhões de assinaturas contra corrupção (Imagem:Divulgação)MPF entrega 2 milhões de assinaturas contra corrupção

Há uma proposta para que o enriquecimento ilícito seja crime hediondo. Há também proposta para aumentar as penas para crimes de corrupção, que também se tornaria hediondo.

Entre as propostas, o Ministério Público pretende reduzir o número de recursos em um processo penal e acelerar ações de improbidade administrativa, envolvendo desvios de recurso.

“O que a Lava Jato pode alcançar é a recuperação do dinheiro desviado no caso concreto e a punição dos responsáveis. Mas a sociedade espera que os escândalos de corrupção parem de se suceder semana após semana. Para que isso aconteça precisamos mudar as condições que hoje favorecem a corrupção para que passem a desfavorecê-la”, disse o procurador Deltan Dallagnol, coordenador do grupo.

O procurador disse que espera que os parlamentares se sensibilizem com o clamor da sociedade. “Nosso desafio à toda a sociedade é que continuem colhendo assinaturas, para que nós criemos um incentivo ainda maior à aprovação desses projetos e para que contatem os parlamentares de seus estados pedindo e suplicando para que tomem em consideração essas propostas”, afirmou.

Confia as 10 medidas de combate à corrupção

Prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação;
Criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos;
Aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores;
Aumento da eficiência e da justiça dos recursos no processo penal;
Celeridade nas ações de improbidade administrativa;
Reforma do sistema de prescrição penal;
Ajustes nas nulidades penais;
Responsabilização dos partidos políticos e criminalização do "caixa dois";
Prisão preventiva para evitar a dissipação do dinheiro desviado;
Recuperação do lucro derivado do crime.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.