Fechar
GP1

Brasil

Anatel proíbe limites na internet fixa por prazo indeterminado

Atualmente o serviço é cobrado de acordo com a velocidade e sem limite.

Na noite de sexta-feira (22),o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu que as operadoras ficarão proibidas de limitar acesso à internet banda larga fixa “por tempo indeterminado”. No início da semana o órgão havia determinado que a ordem fosse cumprida por 90 dias.
Imagem: TecmundoSite da Anatel sai do ar após suposto ataque de hackers (Imagem:Tecmundo)

O Conselho da Anatel ainda irá julgar a questão, mas ainda não tem data para acontecer. Até lá, as operadoras "continuarão proibidas de reduzir a velocidade, suspender o serviço ou cobrar pelo tráfego excedente nos casos em que os consumidores utilizarem toda a franquia contratada, ainda que tais ações estejam previstas em contrato", de acordo com o órgão.

A Anatel considera que as cobranças "precisam ser feitas sem ferir os direitos do consumidor" e reiterou que "não proíbe a oferta de planos ilimitados", que dependem de cada operadora, que informaram que ainda irão analisar a decisão da Anatel.

"A empresa está analisando os termos da decisão da Anatel e reitera que não está aplicando bloqueio nem redução de velocidade”, diz a Vivo, que já iniciou a venda de planos com limite de consumo de dados com previsão de ser aplicados em 2017.

A NET afirmou que estuda “os termos da decisão e irá se pronunciar oportunamente” e já oferece serviços assim desde 2004. A OI não comentou a decisão da Anatel.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.