Fechar
GP1

Brasil

Conta de luz continuará sem cobrança extra em setembro

A Aneel decidiu seguir a bandeira tarifária na cor verde pelo 4º mês seguido.

  • Foto: Divulgação/AneelNão haverá cobrança extra na conta de luz em julhoNão haverá cobrança extra na conta de luz em julho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária permanecerá na cor verde no mês de setembro. Sendo assim, não haverá cobrança extra nas contas de luz pelo uso de termelétricas.

A bandeira tarifária está na cor verde desde abril. Segundo a Aneel, a continuação da bandeira verde se deve ao resultado positivo no período de chuvas, que abasteceu os reservatórios das hidrelétricas e assim pôde aumentar energia disponível com redução de demanda e adição de novas usinas ao sistema brasileiro.

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata, disse que acredita que a bandeira verde deverá ser mantida até o final do ano, como aponta o nível dos reservatórios. "Acho que vamos ficar com a verde até o fim, até porque em outubro e novembro começa a chover. Além disso, no período seco está chovendo. Ou seja, o balanço da carga de geração permite dizer que não será necessário gerar tanta térmica", disse Barata

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para permitir arrecadação imediata de recursos para cobrir gastos extras com o aumento do uso de eletricidade produzida pelas termelétricas e começou a valer em janeiro de 2015. De acordo com o G1, a energia de termelétricas custa mais caro que as hidrelétricas devido à queima de combustíveis.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.