Fechar
GP1

Brasil

Pelo menos 56% dos eleitores não tem cadastro biométrico

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), biometria será obrigatória em carca de 2.800 cidades.

Segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais da metade dos brasileiros ainda não registrou impressão digital para poder votar com biometria em 2018. São 80 milhões de pessoas, o que representa 56% do eleitorado do país.

O TSE aponta que pelo menos 10 milhões de pessoas devem fazer o cadastro em 2018. O órgão estima, porém, que todo o eleitorado do país só esteja apto para votar por impressão digital em 2022. Nas eleições do ano que vem, a biometria deverá ser obrigatória em cerca de 2.800 cidades de todos os estados. O 1º turno da disputa ocorre no dia 7 de outubro.

  • Foto: DivulgaçãoUrna eletrônicaUrna eletrônica

Em alguns estados, o recadastramento tem sido mais lento. Em três deles, menos de 25% do eleitorado realizou o procedimento: Rio de Janeiro (com 11%), Minas Gerais (com 16%) e Mato Grosso do Sul (com 19%). Somando os três, aproximadamente 25 milhões de pessoas ainda precisam passar pelo procedimento.

Ainda de acordo com o TSE, há cerca de 500 mil eleitores registrados fora do país. A cidade que concetra o maior número de votantes é Miami, nos Estados Unidos. No entanto, só 2% dos eleitores têm o cadastro, o que equivale a 665 dos 33.070 eleitores.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.