Fechar
GP1

Brasil

Julgamento contra Lula repercute na imprensa internacional

Vários sites internacionais estão citando a condenação de Lula pelo crime de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a 12 anos e 1 mês de prisão pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) está repercutindo internacionalmente. Segundo o G1, vários sites internacionais estão citando a condenação de Lula pelo crime de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O "Le Monde", jornal de mais prestígio da França, no subtítulo da manchete se refere a Lula como “o pai dos pobres” e explica que os três juízes da Corte de apelação de Porto Alegre reconheceram por unanimidade a culpabilidade do ex-presidente por corrupção.

  • Foto: Reprodução/Le MondeJornal francês Le Monde chama o ex-presidente Lula de o pai dos pobresJornal francês Le Monde chama o ex-presidente Lula de "o pai dos pobres"

O jornal britânico de "The Guardian" afirmou que a decisão do TRF4 prejudica a intenção de Lula de concorrer à presidência. "A decisão significa que Lula está legalmente inelegível nas eleições presidenciais de outubro - embora ele ainda tenha uma série de outras opções legais, dependendo do voto do terceiro juiz. Poucos observadores acreditam que o ex-presidente será preso", afirmou o jornal.

  • Foto: Reprodução/The GuardianO jornal britânico de The Guardian afirmou que a decisão do TRF4 prejudica a intenção de Lula de concorrer à presidênciaO jornal britânico de The Guardian afirmou que a decisão do TRF4 prejudica a intenção de Lula de concorrer à presidência

O jornal espanhol “El País” também citou a pretensão de Lula ser candidato. “Lula pode recorrer para adiar a execução e ganhar tempo numa tentativa de chegar em eleições em que todas as pesquisas o colocam como o grande favorito”, destacou.

  • Foto: Reprodução/El PaísO jornal espanhol El País também citou a pretensão de Lula ser candidatoO jornal espanhol El País também citou a pretensão de Lula ser candidato

A rede Al Jazeera, do Catar, destacou as manifestações que foram realizadas em todo o país, a favor ou contra o ex-presidente. Ela pontuou que o país teve que “exacerbar as tensões sociais no Brasil, que nos anos anteriores foram abaladas por crises políticas, econômicas e institucional”.

  • Foto: Reprodução/Al JazeeraRede Al Jazeera destacou as manifestações que foram realizadas em todo o país, a favor ou contra o ex-presidente.Rede Al Jazeera destacou as manifestações que foram realizadas em todo o país, a favor ou contra o ex-presidente.

O Financial Times, da Inglaterra, afirmou que “os ativos brasileiros, que já estavam se recuperando muito antes da decisão, ampliaram seus ganhos nas notícias" e que "embora o senhor Lula da Silva possa apresentar novos recursos nos tribunais superiores, ele tem tempo limitado para revogar a decisão no lento sistema de Justiça do Brasil antes que o tribunal eleitoral do país anuncie os candidatos oficiais, em agosto”.

  • Foto: Facebook/Financial TimesFinancial Times, da Inglaterra, citou que a economia do país está se recuperandoFinancial Times, da Inglaterra, citou que a economia do país está se recuperando
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.