Fechar
GP1

Brasil

Lava Jato mira doleiros que movimentaram US$ 1,6 bilhão

A Operação Câmbio Desligo visa desarticular um esquema de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e organização criminosa.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (3), a Operação Câmbio Desligo, um desdobramento da Operação Lava Jato. Ao todo, estão sendo cumpridos 43 mandados de prisão preventiva e dois de prisão temporária no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Estão sendo cumpridos ainda mandados no Paraguai e Uruguai. De acordo com informações do G1, o principal alvo da operação é o doleiro Dário Messer. A Operação Câmbio Desligo visa desarticular um esquema de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e organização criminosa.

  • Foto: DivulgaçãoPolicia FederalPolicia Federal

As investigações apontam que os suspeitos faziam parte de um sistema chamado Bank Drop. Nele, os doleiros remetem recursos ao exterior através do “dólar-cabo”, um modo de envio de dinheiro que não passa por instituições financeiras reguladas pelo Banco Central.

Segundo a Polícia Federal, cerca de 3 mil empresas offshore em 52 países movimentaram US$ 1,6 bilhão. A operação tem como base a delação dos doleiros Vinícius Vieira Barreto Claret e Cláudio Fernando Barbosa. Ambos trabalhavam para a organização criminosa do ex-governador Sérgio Cabral.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.