Fechar
GP1

Brasil

Henrique Meirelles acredita que Bolsonaro pode vencer a eleição

O ex-ministro afirmou ainda que a condução da economia é incerta caso Lula seja eleito.

O ex-ministro e ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles declarou que acredita que Jair Bolsonaro (PL) tem chance de vencer as eleições presidenciais no dia 30 de outubro, mas que acredita no favoritismo de Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à Presidência da República pelo PT.

As declarações de Meirelles foram divulgadas pela consultoria norte-americana Eurasia na terça-feira (18) aos seus assinantes. Não se sabe, porém, quando as declarações foram dadas pelo ex-ministro Meirelles. O site Poder360 teve acesso ao documento da consultoria e publicou as informações na noite de terça.

Foto: Reprodução/InstagramHenrique Meirelles
Henrique Meirelles

Meirelles declarou apoio a Lula. Ele foi presidente do Banco Central nos dois mandatos do petista e também foi ministro da Fazenda no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB).

O primeiro modelo de gestão da economia adotado no primeiro governo de Lula, consistiu na geração de empregos e redução da pobreza, mas permaneceu atento à responsabilidade fiscal, de acordo com a avaliação pelo ex-presidente do Banco Central. Já o segundo foi menos preocupado com as contas públicas e mais voltado às demandas políticas. O terceiro modelo foi o do governo Dilma e que levou o país à recessão.

“O plano [de Lula em 2022] foi preparado levando em conta uma visão similar à do 3º governo do PT, a administração de Dilma Rousseff, especialmente porque quem desenvolveu esse programa foi um grupo de economistas que acreditam fortemente no papel do Estado e de empresas estatais com indutores do desenvolvimento”, afirmou Meirelles, segundo o Poder 360.

Mesmo assim, ele reforçou que ainda não é possível saber qual é o caminho que será adotado se Lula for eleito e espera que o primeiro modelo seja seguido novamente. Segundo Meirelles, apesar da prevalência de ideias estatizantes, há diferentes correntes econômicas na campanha petista e também existe a possibilidade de discussão de propostas divergentes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.