Fechar
GP1

Brasil

IBGE: 2,9 milhões de brasileiros se declaram gays ou bissexuais

A estatística mostra que o percentual de 1,8% da população adulta se identifica como LGBTQIA+.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (25), pela primeira vez, os dados referentes sobre a orientação sexual dos brasileiros. O levantamento apontou que cerca de 2,9 milhões de pessoas se declararam homossexuais ou bissexuais no país, ainda em 2019.

A estatística mostra que o percentual de 1,8% da população adulta, maior de 18 anos, se identifica como pertencente a comunidade LGBTQIA+. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), que investigou, pela primeira vez, e em caráter experimental, essa característica da população brasileira. “A orientação sexual foi coletada pela primeira vez pelo IBGE. Resultados são divulgados em caráter experimental e acompanham experiências internacionais semelhantes”, informou o Instituto.

Foto: Reprodução/ TwitterBandeira LGBTQIA+
Bandeira LGBTQIA+

Do total de 1,1 milhão que se declarou bissexual, 65,6% são mulheres. Por outro lado, os homens são maioria quanto a autoidentificação como homossexuais, com o percentual de 56,9%, totalizando 1,8 milhões de homoafetivos do sexo masculino. Por sua vez, 1,7 milhões de brasileiros não sabiam sua orientação sexual e 3,6 milhões não quiseram responder.

Ainda conforme a pesquisa, não houve diferença estatisticamente significativa entre brancos (1,8%) e pretos ou pardos (1,9%) que se declararam homossexuais ou bissexuais. Já entre as pessoas que vivem na área urbana (2,0%) esse percentual foi mais que o dobro das que vivem nas zonas rurais (0,8%) dos municípios.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.