Fechar
GP1

Brasil

Seca no Norte e tempestades no Sul, entenda o fenômeno El Niño

As interferências nos ventos, chuvas e temperatura acarretam em resultados diferentes pelo Brasil.

O Brasil vem passando por uma linha tênue entre o calor e as tempestades que assolam o país. Enquanto no Norte as temperaturas batem recorde de 40° C e a seca, o Rio Grande do Sul enfrenta tempestades que arrasam cidades com as inundações.

A verdade é que esses fatos estão diretamente ligados ao fenômeno El Niño, que implica em efeitos nas chuvas, ventos e temperatura, e ocorre quando as águas do Pacífico, passam por um aquecimento fora do comum em um período de no mínimo 6 meses. A previsão é que a incidência do El Niño dure até o fim de 2023.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno causa efeitos diferentes nas regiões da América do Sul, como o aumento de chuvas no Sul devido a maior circulação de ventos. Por conta disso, há um bloqueio no avanço das frentes frias pelo resto do país, que acabam ficando estagnadas por mais tempo na região sul.

Em contrapartida, o Norte sofre cada vez mais com a estiagem e secas. Isso ocorre por conta das chuvas no meio do Oceano Pacífico, que acabam trazendo o ar quente e seco para o norte da América do Sul.

Confira os efeitos do El Niño em cada região do Brasil

-Norte: secas de moderadas a intensas;

-Nordeste: secas de diversas intensidades;

-Sudeste: aumento moderado das temperaturas médias;

-Centro-Oeste: chuvas acima da média e temperaturas mais altas;

-Sul: chuvas acima do normal;

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.