Fechar
GP1

Brasil

Aneel vai manter bandeira tarifária verde para novembro

Bandeira verde significa que não há custo adicional para os consumidores conectados ao SIN.

A conta de luz dos brasileiros não terá cobrança extra em novembro, conforme anunciou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira (27). A bandeira verde foi mantida para o próximo mês, devido às condições favoráveis de geração de energia.

A bandeira verde significa que não há custo adicional para os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que vigorou de setembro de 2021 até meados de abril de 2022, por causa da crise hídrica que afetou o país.

Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida porque os reservatórios das usinas hidrelétricas estavam em níveis satisfatórios. O nível de armazenamento dos reservatórios atingiu 87% em média no início do período seco, o que explica o cenário favorável do momento.

Em junho de 2022, a Aneel aprovou reajuste de até 64% das bandeiras tarifárias, refletindo a inflação e o maior custo das usinas termelétricas neste ano, decorrente do encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses.

Em agosto, a Aneel aprovou uma consulta pública para baratear as bandeiras tarifárias em até 36,9%, citando três fatores: reservatórios cheios, expansão de energia eólica e solar e queda no preço internacional dos combustíveis fósseis.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.