Fechar
GP1

Brasil

Ex-integrante do PCC delatou plano da facção para ataque contra Sergio Moro

O ex-membro da facção criminosa que fez a delação foi colocado no sistema de proteção a testemunhas.

O plano da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) contra o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) foi delatado por um ex-integrante da facção ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP). O ex-membro, jurado de morte pelo PCC, virou informante das autoridades e foi colocado no sistema de proteção a testemunhas.

A informação está no relatório que reúne provas da operação e em despacho realizado nessa quinta-feira (23) pela juíza Gabriela Hardt, da 9ª Vara Federal Criminal de Curitiba.

Uma das primeiras informações repassadas pelo delator foi a indicação de quem seria o 'cabeça' do plano. A coordenação de toda a ação foi atribuída a Janeferson Aparecido Mariano Gomes, também conhecido pelas alcunhas de NF.

Conforme a testemunha, NF estaria encarregado de levantar informações e sequestrar o ex-juiz da Operação Lava Jato. O delator entregou à Polícia quatro números de celular de pessoas próximas ao traficante. O monitoramento começou a partir da quebra dos sigilos telefônico e de mensagem dos aparelhos.

“Os primeiros dados recebidos identificaram fortes indícios de que haveria ações criminosas de um núcleo do PCC da chamada ‘restrita’ contra o senador Sergio Moro, motivo pelo qual foi necessária a complementação ainda dentro da 1ª quinzena de interceptações telefônicas e telemáticas. Aliás, foram realizados 2 pedidos devido à gravidade dos dados que eram identificados a cada minuto”, diz o relatório.

O plano foi tornado público nessa quarta-feira (22), após a deflagração da Operação Sequaz, que prendeu nove pessoas supostamente envolvidas no planejamento dos ataques contra o ex-juiz da operação Lava Jato Sergio Moro.

Em momento algum, o despacho cita o promotor de Justiça Lincoln Gakyia, do Ministério Público de São Paulo, como alvo do plano do PCC. Informações divulgadas na quarta-feira, 22, durante as diligências da Sequaz davam conta que o promotor estaria na mira da facção.

Há quase 20 anos exercendo o papel de investigador do PCC, Gakyia se diz frequentemente ameaçado pela organização criminosa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.