Fechar
GP1

Brasil

Lula volta da Índia e ‘visita’ Brasília antes de embarcar para mais uma viagem internacional

O próximo destino do presidente será Cuba, um país que vive sob um ditadura socialista desde 1959.

O presidente Lula desembarcou em Brasília, nessa segunda-feira (11), após uma viagem à Índia, onde participou de uma reunião do G20. No entanto, a estadia do líder petista na capital federal será breve, pois na próxima sexta-feira (15), ele partirá para outra viagem internacional.

O destino seguinte de Lula será Cuba, um país que vive sob um ditadura socialista desde 1959. Esta visita a Havana, a capital cubana, já havia sido anunciada pela equipe de comunicação do Governo Federal no final de agosto. Lula fará uma breve parada em Cuba antes de seguir para Nova York, nos Estados Unidos, onde participará da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Sua permanência na cidade norte-americana se estenderá até o dia 22 de setembro.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Lula
Lula

A viagem do presidente Lula a Cuba está relacionada à sua participação no chamado G77, um grupo organizado pela ONU que reúne nações em desenvolvimento com o objetivo de promover os interesses econômicos coletivos de seus membros.

Esta será a segunda reunião bilateral entre Lula e o ditador cubano, Miguel Díaz-Canel, que ocupa o cargo desde 2021, sucedendo a Raúl Castro, irmão de Fidel.

Durante esta viagem, existe a possibilidade de o presidente Lula expressar publicamente seu apoio ao regime cubano. Além disso, é provável que ele critique as sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos, alegando que estas medidas prejudicam a qualidade de vida da população cubana.

Nos mandatos anteriores de Lula e de sua sucessora, Dilma Rousseff, o Brasil sempre votou na ONU a favor do fim do embargo dos Estados Unidos contra Cuba. No entanto, com a chegada do governo de Jair Bolsonaro, o Brasil mudou sua posição e passou a votar contra o levantamento do embargo, alinhando-se aos Estados Unidos e Israel.

Viagens internacionais

Esta viagem internacional à Índia foi a 13ª de Lula desde o início de seu terceiro mandato como presidente, totalizando 49 dias fora do Brasil. Um levantamento do jornal digital Poder360 mostrou que esses dias são calculados quando o presidente passa mais de 12 horas fora do país, seja no dia do embarque ou no dia do desembarque.

Além das viagens mencionadas, o presidente Lula tem mais dois destinos internacionais em sua agenda para 2023: Emirados Árabes e Alemanha. Ambas as visitas estão previstas para o mês de dezembro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.