Fechar
GP1

Brasil

SBC realiza auditoria no código-fonte das urnas eletrônicas no Brasil

O TSE explicou que esse procedimento é realizado regularmente, pelo menos um ano antes de cada eleição.

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nessa segunda-feira (29), um representante para iniciar a inspeção do código-fonte das urnas eletrônicas e dos sistemas eleitorais que serão utilizados nas eleições municipais de 2024. A perícia dura até esta terça-feira (30).

Das 12h às 19h, Roberto Samarone dos Santos Araújo realiza a primeira etapa da auditoria que deve conferir transparência e segurança ao processo eleitoral. O especialista destacou a importância dessa verificação.

“A abertura do código-fonte da urna eletrônica traz uma maior confiança ao processo eleitoral, confere maior credibilidade ao sistema de votação”, disse Roberto Samarone.

O TSE explicou que esse é procedimento realizado regularmente, pelo menos um ano antes de cada eleição, e é regulamentado pela Resolução nº 23.673/2021, que trata das ações de fiscalização do sistema eletrônico de votação. Vale lembrar que instituições públicas, órgãos federais, universidades e os próprios partidos políticos também têm acesso ao código para avaliá-los.

Primeiras inspeções

Até o momento, apenas o partido União Brasil foi ao TSE para auditar o código-fonte da urna e os sistemas eleitorais. No dia 10 de novembro, dois representantes da legenda foram ao tribunal para a inspeção. Eles foram recebidos por um técnico da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da Corte, que explicou os procedimentos necessários para a realização da vistoria.

Servidores do Senado Federal serão os próximos a realizar a perícia nas urnas eletrônicas de todo o país.

O que é o código-fonte?

O código-fonte de um software é um conjunto de arquivos de texto contendo todas as instruções que devem ser executadas, expressas de forma ordenada em uma linguagem de programação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.