Fechar
GP1

Brasil

SBC conclui auditoria no código-fonte das urnas eletrônicas usadas no Brasil

A entidade realizou uma inspeção no famigerado código-fonte das urnas eletrônicas usadas no Brasil.

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) concluiu a inspeção realizada no código-fonte das urnas eletrônicas utilizadas no Brasil. Após dois dias de perícia, Roberto Samarone dos Santos Araújo, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), encarregado do trabalho, afirmou que não encontrou falha ou no equipamento que registra o voto do eleitorado brasileiro.

“Foram inspecionados alguns pontos que consideramos importantes. Sempre buscamos falhas ou fragilidades, mas, até o momento, nós não encontramos nenhum tipo, nem de falha nem de fragilidade”, afirmou Roberto Samarone, professor de computação.

Foto: Alef Leão/GP1Urna eletrônica
SBC afirma que não há falha no código-fonte das urnas eletrônicas utilizadas no Brasil

Inspeções

A abertura do código-fonte da urna é um procedimento obrigatório e realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um ano antes de cada eleição. A auditoria é realizada desde 2002 e está prevista na Lei nº 9.504/1997, chamada de Lei das eleições. Vale lembrar que instituições públicas, órgãos federais, universidades e os próprios partidos políticos também têm acesso ao código para avaliá-los.

O que é o código-fonte?

O código-fonte de um software é um conjunto de arquivos de texto contendo todas as instruções que devem ser executadas, expressas de forma ordenada em uma linguagem de programação.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.