Fechar
GP1

Brasil

Flávio Dino anuncia PEC para fim da aposentadoria compulsória de juízes

Flávio Dino anunciou a PEC nessa segunda-feira, marcando seu último ato como Senador da República.

Em seu último ato como Senador da República, Flávio Dino (PSB-MA) iniciou nessa segunda-feira (19) a colheita de assinaturas para apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para que juízes, promotores e militares que cometam delitos graves sejam excluídos do serviço público.

Na prática, a PEC acaba com a aposentadoria compulsória e a pensão por morte ficta ou presumida, sanções aplicadas a esses servidores e que os permite manter os salários que recebem do serviço público, mesmo afastados de suas funções.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino
Flávio Dino

Para apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição, é necessário colher 27 assinaturas, equivalente a um terço dos senadores da República. O senador piauiense, Marcelo Castro (MDB), foi um dos primeiros a assinar a proposta.

Além da PEC, Dino ainda anunciou que levará ao Senado outras três matérias. Uma delas prevê a proibição de acampamentos na frente de quartéis, outra trata sobre prisão preventiva e audiência de custódia e uma terceira regulamenta a destinação do Fundo Nacional de Segurança Pública para o reconhecimento de mérito de policiais.

Último ato

Essa proposta marca o último ato de Dino como Senador da República. Ele fará discurso na Tribuna do Senado, nesta terça-feira (20), anunciando o fim de sua carreira na política partidária e renunciará ao cargo na quarta-feira (21).

O motivo: Dino assumirá como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), com posse marcada para quinta-feira, às 16h.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.