Fechar
GP1

Brasil

Aneel mantém bandeira verde na conta de luz de março

É a 23ª vez consecutiva que a bandeira verde é aplicada, uma sequência que começou em abril de 2022.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nessa sexta-feira (23) que a bandeira tarifária da conta de luz permanecerá verde em março, o que significa que não haverá cobrança adicional nas faturas de energia elétrica. Esta é a 23ª vez consecutiva que a bandeira verde é aplicada, uma sequência que começou em abril de 2022.

A decisão da Aneel baseia-se nas condições favoráveis de geração de energia. Com os reservatórios das usinas hidrelétricas cheios, não é necessário acionar fontes de energia mais caras, como as termelétricas. Isso resulta em custos de produção de energia mais baixos, o que é refletido na bandeira verde.

A bandeira verde é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), uma rede de linhas de transmissão que distribui energia elétrica das usinas aos consumidores. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar os custos da geração de energia aos consumidores e atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia.

Anteriormente, o custo da energia em momentos de dificuldades para geração era repassado às tarifas apenas no reajuste anual de cada empresa, com incidência de juros. No modelo atual, os recursos são cobrados e transferidos às distribuidoras mensalmente por meio da “conta Bandeiras”.

As bandeiras tarifárias são uma forma de sinalizar o custo da geração de energia. A bandeira verde indica que o custo para produzir energia está baixo. Já as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam um aumento no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas, o que está relacionado principalmente ao volume dos reservatórios.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.