Fechar
GP1

Brasil

Piauí e Paraíba lideram lista com o pior nível de abastecimento de água

Segundo o IBGE, o município de Marcolândia tem 99,1% de sua população sem o serviço básico.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados do Censo Demográfico 2022, nessa sexta-feira (23), que demonstram que 49 milhões de habitantes estão sem ter o serviço adequado de esgotamento sanitário, enquanto 4,8 milhões de pessoas não possuem água encanada em suas casas, no Brasil.

Conforme os dados levantados pelo IBGE no que tange ao abastecimento de água, os estados da Paraíba e do Piauí se destacam negativamente, com municípios que têm mais de 90% dos cidadãos sem o serviço. A exemplo das cidades de Santa Cecília (PB), que vem em primeiro lugar na triste estatística, com 99,5% de precariedade no sistema, seguido por Baraúna (PB), com 99,2%, e Marcolândia (PI), com 99,1%. Sem uma rede de abastecimento estruturada, as populações contam com os caminhões-pipa para suprir a necessidade básica.

Foto: Divulgação/AscomAbasteAbastecimento de água no municípiocimento de água no município
Abastecimento de água no município

Em contrapartida, ainda de acordo com o levantamento, 739 dos 5.570 municípios do país que possuem um sistema de abastecimento adequado, que contemple 100% de sua população, estão nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. Desses, 234 são do estado de São Paulo.

Em relação à canalização, que faz a água chegar às residências, os municípios no Nordeste novamente são os que têm mais problemas. A Paraíba é a que lidera a estatística nos três primeiros lugares: Damião, com 74,1% da cidade sem água canalizada, seguida por Algodão de Jandaíra, com 73,5%, e Riacho de Santo Antônio, com 72,5%.

São Paulo é outra vez a unidade federativa que se destaca, pois possui 345 municípios com água 100% canalizada. A capital paulista tem 99,9% nessa situação. No Brasil, são 1.377 com canalização completa do sistema hídrico municipal.

Esgotamento sanitário

Em relação à rede de esgoto, apenas cinco municípios possuem 100% das casas contempladas, segundo o IBGE. São as cidades paulistas de Águas de São Pedro, Avanhandava e São Caetano do Sul, assim como a cidade gaúcha Presidente Lucena e a goiana Anhanguera.

Ao contrário dos cinco municípios que possuem uma rede ideal de esgoto, o Piauí e o Tocantins têm cidades sem nenhuma rede: Juarina, em Tocantins, e Júlio Borges, no Piauí. Nesses municípios todo o esgoto produzido pela população vai para rios ou valas abertas.

Coleta de lixo e banheiros em residências

Entre os 5.570 municípios brasileiros, somente 12 cidades têm 100% da coleta de lixo garantida diariamente, metade desse índice concentra-se no estado de São Paulo, que tem a melhor cobertura, com 99% das cidades.

O município de Santa Terezinha, no Mato Grosso, tem a coleta mais inadequada, com 56,8% do território estadual sem o serviço adequado. Em seguida, estão as cidades de Caturama, na Bahia, e São Luís Gonzaga do Maranhão, no Maranhão, além de outras cidades do Norte e Nordeste do Brasil.

Já os municípios que possuem mais casas sem banheiro exclusivo também ficam concentrados nas regiões Norte e Nordeste do país. Melgaço e Bagre, do Pará, e Ipixuna e Itamarati, do Amazonas, são os líderes dessaa estatística, com mais de 60% das casas com banheiros coletivos ou sem banheiro algum.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.