A Receita Federal disponibilizou nesta quarta-feira (23) a consulta ao lote residual da malha fina do Imposto de Renda referente ao mês de abril. Ao todo, 279.518 contribuintes que caíram na malha fina em anos anteriores e regularizaram suas pendências com o Fisco serão contemplados.
De acordo com a Receita, o lote também inclui restituições residuais de declarações entregues em anos anteriores. O valor total a ser pago é de R$ 339,63 milhões, dos quais R$ 180,27 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal.

Grande parte dos contribuintes contemplados informou a chave Pix do tipo CPF ou utilizou a declaração pré-preenchida, critérios que garantem prioridade no pagamento desde 2023. O pagamento será realizado no dia 30 de abril, na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração.
A consulta pode ser feita no site da Receita Federal, acessando a área “Meu Imposto de Renda” e clicando em “Consultar a Restituição”.
Caso o crédito não seja realizado, como nos casos de conta bancária desativada, o valor ficará disponível por até um ano para resgate no Banco do Brasil. O contribuinte poderá reagendar o pagamento em qualquer conta bancária de sua titularidade, por meio do Portal BB ou da Central de Relacionamento do banco.
Se o valor não for resgatado dentro do prazo de um ano, o contribuinte deverá acessar o Portal e-CAC da Receita Federal, selecionar o menu “Declarações e Demonstrativos”, entrar em “Meu Imposto de Renda” e clicar na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Ver todos os comentários | 0 |