A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos, nesta sexta-feira (25), para condenar a cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos a 14 anos de prisão, pela participação nos atos do 8 de janeiro. Ela ficou conhecida por ter escrito, com um batom, a frase “Perdeu, mané” na estátua da Justiça instalada em frente ao STF, em Brasília.
Três dos cinco ministros da Primeira Turma votaram a favor da pena de 14 anos: Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino e Cármen Lúcia. Luiz Fux e Cristiano Zanin votaram pela condenação, mas defenderam pena menor, prevalecendo, portanto, o entendimento da maioria.

Fux propôs uma punição de 1 ano e 6 meses de prisão. Nesse caso, a pena seria convertida em uma medida alternativa. Zanin, por sua vez, defendeu sentença de 11 anos de reclusão.
Os crimes imputados a Débora Rodrigues pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, são os seguintes:
- Abolição violenta do Estado Democrático de Direito – 4 anos e 6 meses;
- Golpe de Estado – 5 anos;
- Associação criminosa armada – 1 ano e 6 meses;
- Dano qualificado – 1 ano e 6 meses;
- Deterioração do patrimônio tombado – 1 ano e 6 meses.
A defesa da cabeleireira afirma que o voto de Luiz Fux indica que o caso requer “uma sanção mais justa”.
Ver todos os comentários | 0 |