Em entrevista à revista americana The New Yorker divulgada nessa segunda-feira (07), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afirmou que “os nazistas poderiam ter dominado o mundo se tivessem acesso ao X”. Atualmente, a rede social pertence ao bilionário Elon Musk.
O periódico retratou o ministro do STF como um “juiz combativo”, “frequentemente classificado como o segundo homem mais poderoso do Brasil”. Na ocasião, o ministro tentou justificar o que ele chama de extremismo digital, especialmente no contexto da situação política do Brasil.

Fazendo um paralelo histórico, Moraes considerou que o “avanço da extrema direita” teria começado durante a Primavera Árabe, movimento que iniciou a partir de 2010 e envolveu diversas manifestações contra governos em países árabes. Logo, Alexandre de Moraes observou que nessa época, a “direita percebeu que poderia mobilizar pessoas pelas redes sociais sem intermediários”, para fins políticos.
Em seguida, fez menção ao nazismo, enfatizando a atuação do ministro da Propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. “Se Goebbels estivesse vivo e tivesse acesso a X, estaríamos condenados”, declarou. Ele ainda acrescentou que os “nazistas teriam dominado do mundo”.
Nesse mesmo sentido, o magistrado argumento que a “extrema direita quer tomar o poder – não dizendo que se opõe à democracia, porque isso não ganharia apoio público, mas alegando que as instituições democráticas são fraudadas”. Essa, segundo Moraes, é uma ferramenta que usa o “populismo altamente estruturado e altamente inteligente” que o Brasil e os EUA ainda “não aprenderam a revidar”.
Embate com Elon Musk
Moraes também mencionou o embate com o empresário Elon Musk. No ano passado, a rede social X foi suspensa no Brasil após o descumprimento de ordens judiciais por parte do empresário, que considerou as medidas ilegais. “Como todas as outras empresas, esta [o X] deve cumprir a lei brasileira. Quem intensificou a desobediência foi a empresa sob o comando direto de seu maior acionista. E naquele momento Musk se tornou pessoalmente responsável também”, pontuou o ministro.
Julgamento de Bolsonaro
Questionado sobre uma possível condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro em processo que é acusado por tentativa de golpe de Estado, o juiz, diretamente envolvido na ação, evitou comentar o posicionamento, e disse apenas que o julgamento iria começar. Entretanto, em relação às duas condenações do ex-mandatário no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o tornam inelegível até 2030, Moraes não vê “nenhuma possibilidade” de reversão.
Ver todos os comentários | 0 |