A maioria dos deputados federais avalia de forma negativa a relação entre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Congresso Nacional. É o que mostra a nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (2), segundo a qual 51% dos parlamentares consideram ruim o diálogo entre o Palácio do Planalto e o Legislativo, enquanto apenas 18% fazem uma avaliação positiva.
Ainda conforme o levantamento, outros 30% dos deputados federais ouvidos classificam a relação entre Lula e o Congresso como regular. Apenas 1% dos entrevistados não soube ou preferiu não responder. O estudo ouviu 203 deputados federais entre os dias 7 de maio e 30 de junho, com entrevistas presenciais e online. A margem de erro da pesquisa é de 4,5 pontos percentuais.

Os dados mostram uma piora no cenário em comparação com a pesquisa anterior, realizada em maio deste ano. Naquele período, 43% dos deputados viam a relação entre o governo e o Congresso como negativa, 33% avaliavam como regular e 22% faziam uma avaliação positiva. A queda na percepção favorável e o crescimento do índice negativo indicam desgaste no diálogo entre as duas esferas de poder.
A pesquisa também detalha o cenário conforme o posicionamento político dos parlamentares. Entre os deputados de oposição, 78% consideram ruim a relação com o governo Lula. Entre os independentes, esse índice é de 65%. Já no grupo dos governistas, 42% avaliam o diálogo como positivo, 39% como regular e 19% o classificam de forma negativa.
Sobre a atuação do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), o levantamento revela um cenário mais favorável. A gestão de Motta é aprovada por 68% dos parlamentares, enquanto 25% a consideram regular e apenas 6% a veem de forma negativa. A aprovação é mais expressiva entre governistas e independentes, com 77% e 82% de avaliações positivas, respectivamente. Entre os opositores, 47% aprovam a condução de Motta, 42% veem como regular e 9% fazem avaliação negativa.
Ver todos os comentários | 0 |