Fechar
GP1

Brasil

Cineastas brasileiros e arquiteto chinês estão entre as vítimas da queda de avião no MS

Kongjian Yu era professor da Universidade de Pequim e reconhecido pelo conceito das “cidades-esponja”.

Um dos mais renomados arquitetos do mundo e dois importantes cineastas brasileiros estão entre as vítimas da queda de avião que ocorreu na noite desta terça-feira (23), na região da Fazenda Barra Mansa, em Mato Grosso do Sul. O piloto e proprietário da aeronave também perdeu avida no acidente.

Arquiteto paisagista e urbanista, Kongjian Yu era reconhecido mundialmente pelo conceito das “cidades-esponja”, que são áreas urbanas projetadas para absorver e gerenciar a água da chuva por meio de soluções baseadas na natureza. O profissional renomado, era professor da Universidade de Pequim e diretor de um dos maiores escritórios de arquitetura do mundo, o Turenscape. Ele já havia publicado mais de 20 livros e 300 artigos, sendo reconhecido com premiações internacionais.

Foto: ReproduçãoLuiz Fernando Ferraz, Rubens Crispim Jr, Kongjian Yu e Marcelo Pereira de Barros
Luiz Fernando Ferraz, Rubens Crispim Jr, Kongjian Yu e Marcelo Pereira de Barros

Luiz Fernando Ferraz era cineasta e documentarista brasileiro. De acordo com amigos, ele e Kongjian Yu trabalhavam em um documentário sobre cidades-esponja. Ele dirigiu obras como a série indicada ao Emmy Internacional Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia (para WBD/HBO, em parceria com a Pacha Films) e To Win or To Win, produção do grupo árabe MBC/Shahid sobre o Al Nassr FC.

Além deles, o documentarista Rubens Crispim Jr., de São Paulo, está entre as vítimas. Rubens era graduado em Artes Plásticas pela USP e especializado em fotografia, atuando no cinema e no audiovisual há mais de uma década. Ele participou do Festival de Cannes em 2009 com o curta O Que Escolhemos e venceu o reality Projeto 48, do canal TNT, em 2006.

Marcelo Pereira de Barros, piloto e proprietário da aeronave, também morreu no acidente. Nas redes sociais, Marcelo fazia posts falando sobre a profissão e expressando sua gratidão pela realização do sonho. Todas as vítimas tiveram os corpos carbonizados.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.