O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, solicitou esclarecimentos ao Ministério das Relações Exteriores sobre a visita ao Brasil de Darren Beattie, integrante do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O pedido foi encaminhado ao chanceler Mauro Vieira.
No ofício, Moraes requisitou informações sobre a eventual existência de agenda oficial ou missão diplomática do representante norte-americano no país. O magistrado também pediu detalhes sobre possíveis compromissos institucionais previstos durante a permanência de Beattie em território brasileiro.
A solicitação ocorreu após a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro informar ao STF que o assessor teria compromissos diplomáticos em Brasília durante a viagem. Com base nesse argumento, os advogados tentaram modificar a data de um encontro entre Beattie e Bolsonaro enquanto o ex-mandatário está preso.
Atualmente assessor sênior do Departamento de Estado para assuntos relacionados ao Brasil, Beattie pretende visitar Bolsonaro no Complexo Penitenciário da Papuda. A visita já foi autorizada por Moraes e está marcada para o dia 18 de março, dentro do horário regular de visitas da unidade.
O assessor norte-americano já fez críticas públicas ao ministro do STF e chegou a afirmar que Moraes seria o “coração” de uma suposta perseguição política contra Bolsonaro.
Rodrigo Mendes
Ver todos os comentários | 0 |