Fechar
GP1

Brasil

Em derrota para grupo de Boulos, Psol rejeita proposta de nova federação com o PT

O tema foi discutido neste sábado (7) em uma reunião virtual da direção nacional da legenda

O Diretório Nacional do Psol decidiu, neste sábado (7), não integrar a Federação Brasil da Esperança, bloco político liderado pelo PT. A proposta contava com apoio de figuras influentes do partido, como o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, e a deputada federal Érika Hilton (Psol-SP). A decisão evidencia uma divisão interna na esquerda em um ano marcado pelo calendário eleitoral.

O tema foi discutido em uma reunião virtual da direção nacional da legenda. Além de rejeitar a aproximação com o PT por meio da federação, o partido optou por manter a aliança já existente com a Rede Sustentabilidade por mais quatro anos. Apesar da divergência, a decisão não deve alterar o apoio do Psol à tentativa de reeleição do presidente Lula (PT) nas eleições de outubro, já que a sigla não pretende lançar candidato próprio ao Palácio do Planalto.

Foto: ReproduçãoLula e Boulos
Lula e Boulos

A proposta de federação com o PT vinha sendo defendida pela corrente interna Revolução Solidária, grupo ligado a Guilherme Boulos. Para os integrantes da ala, a união entre as legendas poderia fortalecer a atuação conjunta nas eleições e ampliar a presença das forças de esquerda no Congresso Nacional.

Em sua argumentação, o grupo favorável à aliança também mencionava experiências de cooperação entre partidos de esquerda em outros países. Segundo a corrente, uma federação com o PT poderia reforçar a representação parlamentar mais à esquerda, mantendo ao mesmo tempo a autonomia política do Psol.

Boulos defendeu a ideia em Teresina

O ministro Guilherme Boulos (PSOL) afirmou nessa quinta-feira (5), durante visita a Teresina, que era favorável à criação de uma federação entre o PSOL e o Partido dos Trabalhadores (PT) para as eleições deste ano. De acordo com ele, a união entre as duas siglas poderia ampliar a articulação das forças de esquerda e fortalecer a base política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Durante a agenda na capital piauiense, Boulos afirmou que o tema ainda está em discussão dentro do PSOL e que não acompanha diretamente as articulações eleitorais locais no Piauí. O ministro declarou que apoia a construção de uma federação entre as legendas e afirmou que o debate ocorre neste momento dentro do partido. Segundo Boulos, a proposta foi apresentada pelo presidente nacional do PT, Edinho Silva, e envolve a possibilidade de formação de uma aliança formal entre os partidos.

“Esse é um debate interno do partido, eu não estou acompanhando os palanques aqui no Piauí, mas eu sou um defensor e tenho dito isso, é um debate que o PSOL está fazendo nesse momento, a partir de um convite feito pelo presidente do PT, o Edinho Silva, de uma federação. Toda a esquerda, todo o campo progressista tem que estar junto”, disse o ministro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.