Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

OMS alerta que 9 entre 10 pessoas respiram ar contaminado

Três milhões de mortes estão relacionadas com a exposição à poluição.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta terça-feira (27), que cerca de 92% da população mundial (9 entre 10 pessoas) vivem em lugares onde os níveis de qualidade do ar excedem os limites fixados pela entidade.

A OMS apresentou um relatório onde avalia a qualidade do ar que está exposta a população mundial e quantifica as doenças e mortes derivadas desta poluição. Esses dados são coletados por meio de figuras de mediações por satélite, modelos de transporte aéreo e de monitores de estações terrestres em relação com mais de 3 mil situações em 103 países, tanto em áreas rurais e urbanas.

  • Foto: UolPoluiçãoPoluição

De acordo com informações do G1, o relatório confirma os dados revelados em estudos anteriores que três milhões de mortes ocorreram em 2012. No entanto, diminuiu o número de mortes globais por contaminação.  Entre as principais fontes de poluição do ar estão incluídos os modelos ineficazes de transporte, queima de combustível nos lares, queima de resíduos, centrais elétricas e as atividades industriais.

O texto indica ainda que três quartos da população dos países com alta renda das Américas, assim como 20% da população que vive em nações de renda média e baixas da mesma região vivem em lugares com a qualidade do ar considerada correta.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.