Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

CNPq tem apagão e plataforma Lattes fica fora do ar pelo 4º dia

A indisponibilidade da plataforma compromete o acesso a informações sobre pesquisadores.

Os sistemas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência federal de fomento à pesquisa, chegaram nesta terça-feira, 27, ao quarto dia fora do ar. A indisponibilidade da plataforma compromete o acesso a currículos de cientistas no Lattes e outras operações ligadas à pesquisa. O conselho nega que os dados tenham sido perdidos.

O CNPq é uma entidade ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia responsável pelo fomento à pesquisa e pelo pagamento de bolsas a cientistas em todo o Brasil. Os sistemas do conselho dão acesso aos currículos Lattes de milhares de pesquisadores, a informações sobre grupos de pesquisa e instituições em todo o País e à plataforma de gerenciamento de bolsas.

Os dados hospedados nos sistemas do CNPq são usados pelos cientistas, por exemplo, para se candidatar a bolsas ou para prestação de contas a empresas que apoiam projetos de desenvolvimento científico.

Até as 14 horas desta terça-feira não havia previsão de restabelecimento dos sistemas. Segundo o CNPq, empresas foram contratadas para diagnosticar a causa da indisponibilidade dos sistemas e os procedimentos de reparação já foram iniciados. A falha teria sido causada pela queima de um dos dispositivos, conforme o Estadão apurou.

Uma das preocupações de pesquisadores é que os dados registrados nas plataformas tenham sido perdidos, o que foi negado pelo CNPq na tarde desta terça-feira. De acordo com o órgão, há um backup das informações.

"O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas. Portanto, não há perda de dados da plataforma Lattes", informou o conselho.

O órgão também afirma que o pagamento de bolsistas, outra preocupação dos pesquisadores, não será afetado.

Segundo o órgão, está sendo feito um "esforço conjunto" com o MCTI para restaurar o acesso aos currículos na plataforma Lattes o mais rapidamente possível. Por causa da indisponibilidade do sistema, todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a prestação de contas, estão suspensos e serão prorrogados.

Para Fernando Peregrino, presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies) o problema causa um "efeito cascata" em todo o País. Se não for resolvida logo, a indisponibilidade do sistema pode atrasar o pagamento de bolsas e comprometer as funções de prestação de contas realizadas a empresas que apoiam pesquisas científicas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.