Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Vitamina D reduz mortalidade por covid-19, conclui estudo

Estudo com 600 mil norte-americanos encontrou evidência de eficácia da vitamina D como profilático.

Um novo estudo publicado na revista Scientific Reports, do grupo Nature, revelou que a suplementação da dieta com vitamina D atuou como preventivo e atenuante para pessoas que contraíram covid-19.

O estudo indicou que, quem tomou a vitamina teve redução de 20 a 28% no risco de se infectar. Já entre aqueles que contraíram o vírus, o risco de morte no mÊs seguinte foi reduzido em 33%, caso o suplemento fosse na versão D3 (de origem animal) em vez de D2 (de plantas).

São necessários, no entanto, pelo menos dois meses depois de suplementação com a vitamina para que os níveis do organismo comecem a se elevar. Ainda de acordo com os pesquisadores, 116 mil mortes teriam sido evitadas nos Estados Unidos se a vitamina D tivesse sido recomendada para toda a população americana em 2020.

Durante o estudo foram tomados os devidos cuidados metodológicos para que os efeitos da vitamina D não fossem confundidos com imunidade natural por infecção prévia e métodos de prevenção, como uso de máscaras.

A fonte dos dados foi um banco de veteranos militares norte-americanos:220 mil tomaram vitamina D3, 35 mil tomaram D2 e 408 mil não tiveram suplementação.

O estudo foi liderado por Robert D. Gibbons, do Departamento de Medicina da Universidade de Chicago.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.