Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Spotify fecha escritório na Rússia em resposta aos ataques à Ucrânia

A empresa também restringiu conteúdos de mídias estatais russas da plataforma em outros países.

O Spotify informou nesta quarta-feira, 2, que fechou seu escritório na Rússia por tempo indefinido em resposta ao que a plataforma de streaming de áudio descreveu como "ataque não provocado de Moscou à Ucrânia".

Desde julho de 2021, a legislação russa assinada pelo presidente Vladimir Putin obrigou empresas estrangeiras de mídia com mais de 500 mil usuários a abrir escritórios locais sob pena de restrições tão severas quanto proibições definitivas. Até março, apenas algumas empresas, incluindo o Spotify, cumpriram.

Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia na semana passada, que Moscou chama de "operação especial", os governos ocidentais pediram às empresas que recuassem de todas as formas possíveis.

"Nossa primeira prioridade na semana passada foi a segurança de nossos funcionários e garantir que o Spotify continua a servir como uma importante fonte de notícias globais e regionais em um momento em que o acesso à informação é mais importante do que nunca", disse o Spotify em comunicado.

A empresa informou que revisou milhares de conteúdos desde o início da guerra e restringiu a descoberta de programas pertencentes e operados pela mídia estatal russa.

No início desta semana, também removeu todo o conteúdo das mídias estatais Russian Today (RT) e Sputnik do Spotify na União Europeia, Estados Unidos e outros mercados ao redor do mundo, exceto para Rússia, seguindo passos semelhantes do Facebook e Twitter.

O Sputnik disse na quarta-feira por e-mail que "quaisquer restrições aos membros da imprensa são censura flagrante e o exemplo mais sujo de violação da liberdade de expressão".

A RT disse, no início desta semana, que as empresas de tecnologia que removeram seus conteúdos não citaram nenhum problema com sua cobertura.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.