Novo medicamento para derrames promete revolucionar tratamento do AVC

O medicamento Tenecteplase pode ser utilizada para romper os coágulos formados dentro do cérebro.

Um grupo de pesquisa do Canadá descobriu nesta semana um tratamento eficaz para impedir o Acidente Vascular Cerebral (AVC), mais conhecido como derrame. O estudo foi publicado na revista científica The lancet.

A pesquisa mostrou que o uso do medicamento Tenecteplase (TNK), uma droga geralmente usada para romper os coágulos no coração que podem gerar os ataques cardíacos, apontou ser um tratamento eficiente para impedir possíveis derrames. Segundo Bijoy Menon, um dos principais pesquisadores do estudo, os resultados obtidos na pesquisa podem revolucionar o tratamento do AVC em todo o mundo.

“O TNK é conhecido por ser um medicamento eficaz para dissolver coágulos”, afirmou o professor da Universidade de Calgary. “É muito fácil de administrar esse medicamento, o que o torna um divisor de águas quando os segundos contam para salvar as células cerebrais”, disse o pesquisador.

Apesar do fácil manuseio do remédio, o TNK demora até uma hora para agir no cérebro e requer uma bomba de infusão que precisa ser monitorada pelas equipes médicas. O AVC se trata do entupimento ou rompimento dos vazes que levam o sangue ao cérebro.