Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

João Batista Teles: "nenhuma pergunta da pesquisa Amostragem induz resposta"


O blog recebeu, na tarde desta terça-feira (09), esclarecimento do diretor do Instituto Amostragem, João Batista Mendes Teles, acerca de nota publicada, nesta manhã, sobre postagem do empresário Jivago Castro, da Vanguarda Engenharia, onde ele critica pesquisa relacionada à covid-19.

Segundo Teles, todo questionário aplicado pelas pesquisas do Instituto são planejados para que as perguntas levantem a realidade a ser pesquisada, tanto na redação das perguntas quanto na sua posição dentro do questionário.

“Reitero este posicionamento afirmando que nenhuma pergunta induz resposta e em nenhum momento qualifica o comportamento do sujeito pesquisado, seja de maneira favorável ou contra”, afirmou o diretor.

Confira abaixo a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Instituto Piauiense de Opinião Pública – AMOSTRAGEM diante da polêmica sobre a pesquisa “Coronavírus em TERESINA-PI” realizada entre os dias 08 e 09 de junho de 2020 através das plataformas online (Whatsapp, Facebook e Instagram) esclarece o seguinte:

Todo questionário aplicado pelas pesquisas do Instituto são planejados para que as perguntas levantem a realidade a ser pesquisada, tanto na redação das perguntas quanto na sua posição dentro do questionário.

Reitero este posicionamento afirmando que nenhuma pergunta induz resposta e em nenhum momento qualifica o comportamento do sujeito pesquisado, seja de maneira favorável ou contra.

A pesquisa sobre a percepção do Teresinense sobre o COVID-19 aborda também outros quesitos relacionados com a pandemia em Teresina, como as políticas públicas nos três entes federativos, bem como a avaliação e aprovação ou rejeição das respectivas gestões, assim como, questões relacionadas ao cenário eleitoral para a eleição deste ano.

O Instituto Amostragem é filiado a ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa) desde 15 de Abril de 1992, portanto em obediência as suas normas e/ou estatutos preserva o anonimato de seus clientes, evidencia para a opinião pública que em nenhum momento esta pesquisa declara que tem como contratante a Prefeitura de Teresina ou quaisquer outros clientes. Assim, as ilações veiculadas em algumas mídias digitais de que a pesquisa é contratada pela Prefeitura são inverídicas.

João Batista Mendes Teles

Diretor do Instituto AMOSTRAGEM

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.