Fechar
GP1

Procurador do Trabalho investiga restaurante Giraffas


O procurador do Trabalho Edno Carvalho Moura, em exercício na Procuradoria Regional do Trabalho no Piauí instaurou inquérito civil para apurar denúncia contra o Restaurante Giraffas, em Teresina, acusado de violar a legislação justrabalhista ao deixar de anotar a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) dos empregados, efetuar com atraso o pagamento dos salários, bem como deixar de efetuar o pagamento dos adicionais noturno e de periculosidade.

De acordo com a portaria de instauração, “é atribuição do Ministério Público do Trabalho a promoção da defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis no âmbito das relações de trabalho”.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Ministério Público do TrabalhoMinistério Público do Trabalho

E ainda,"a Constituição Federal de 1988 estabelece, como fundamentos da República Federativa do Brasil, a cidadania, a dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho”.

O Ministério Público do Trabalho é legitimado a propor a ação civil pública no âmbito da Justiça do Trabalho em defesa dos interesses coletivos, quando desrespeitados os direitos sociais constitucionalmente garantidos.

“As irregularidades relatadas, se verídicas, têm repercussão coletiva e envolve interesses transindividuais de trabalhadores”, diz trecho da portaria nº 433/2017 de 30 de agosto deste ano.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.