Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Wellington Dias afirma que 1ª fase de vacinação no Piauí terá 700 mil doses

Segundo Dias, a previsão é que, inicialmente, a primeira remessa seja de 200 mil doses, mas que no total serão 700 mil doses na primeira fase.

Em entrevista à imprensa na manhã desta terça-feira (22), o governador Wellington Dias informou que a partir do dia 21 de janeiro de 2021, o primeiro lote da vacina contra covid-19 deverá chegar ao Piauí e que na primeira fase serão distribuídas 700 mil doses.

“Tivemos agora a confirmação do ministro da saúde, Eduardo Pazuello, para o dia 21 de janeiro a entrega de vacinas para o Piauí. Para que se possa iniciar o processo de vacinação, vamos trabalhar nesse período de natal, ano novo com nossas equipes, para a qualificação, garantir as condições da distribuição com seringas, EPIs e todo equipamento necessário. Acho que é uma boa notícia, a ideia é começar e não parar”, afirmou o governador.

Segundo Dias, a previsão é que, inicialmente, a primeira remessa seja de 200 mil doses, mas que no total serão 700 mil doses na primeira fase. “Vamos ter algo em torno de 700 mil doses para a primeira fase no Piauí, que são para as pessoas das áreas da Saúde, Segurança, pessoas com idade a partir de 75 anos [podendo se reduzido até 60 anos], com comorbidades, pessoas da área de Educação, com deficiência e que estão em comunidade quilombolas”, explicou.

Pedido de mais restrições

Segundo Wellington Dias, foi protocolado um pedido de medidas mais rígidas ao Ministério da Saúde com objetivo de evitar a importação da nova mutação do vírus no Brasil. “Nós lançamos agora um desafio para que o Brasil possa, e fizemos através do Consórcio Nordeste, o Fórum dos Governadores me autorizou também a tratar com o pleito do Fórum dos Governadores do Brasil, adotar medidas para evitar a importação desse novo vírus, ou mutação”, disse o governador.

“Há um vírus que a ciência já comprovou, ele não apenas sofreu as tradicionais mutações, mas uma mutação mais forte que precisa ser estudada, então quer dizer que está garantido que ele não se submete à vacina? Não, mas na dúvida a ciência recomenda os devidos cuidados, eu espero que a vacina sirva para esses e outros vírus que surgirem, mas há necessidade de ter essa checagem”, declarou Dias.

Restrições de voos

Para o governador, o ideal é que haja restrições para voos vindos de outros países. “O objetivo é que se tenham restrições a voos, você não cancela todos os voos, por exemplo, um voo que vai trazer a vacina é necessário, mas o que se tem são regras de quarentena para que mesmo com exames se coloque o máximo de segurança para evitar a chegada de alguém trazendo esse novo coronavirus com essa mutação”, contou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.