O decreto restringe os horários de funcionamento do comércio, de shoppings, restaurantes e bares durante o período do Carnaval. A medida vigora até o dia 21 de fevereiro.
Em entrevista ao GP1, o secretário de Governo, Osmar Júnior, esclareceu que o decreto não impõe lockdown e sua vigência será até o dia 21 de fevereiro.
Para o MPF, o envio das já escassas doses para outro estado representa uma violação ao Plano Nacional de Vacinação, como também o desamparo dos grupos de riscos locais.
O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, e o secretário de Saúde, Florentino Neto, estiveram no aeroporto para acompanhar o desembarque das novas doses de vacina.
Anteriormente, o cargo era ocupado pelo delegado Francis Eduardo, que estava substituindo Emir Maia, que saiu do cargo para as eleições municipais do ano passado.
Devido às recomendações sanitárias as solenidades tiveram um público reduzido e foram transmitidas pelas redes sociais do governo e pela TV Antares, ao vivo.
Em entrevista ao GP1, o delegado Luccy Keiko afirmou que inicialmente serão 30 delegados, 25 peritos e 41 agentes de polícia, com probabilidade de novas nomeações.
Wellington Dias, que é presidente do Consórcio Nordeste, informou que 5% da próxima remessa das doses de todos os estados será destinada para o Amazonas.
O senador disse que o candidato será aquele que estiver melhor apontado nas pesquisa, e que, se seu nome for bem cotado, com certeza disputará o cargo.
O governador pediu que o Governo Federal dialogue com China, Índia e Rússia, a fim de garantir o Ingrediente Farmacêutico Ativo para a produção das vacinas no Brasil.
A proposição, de autoria do deputado Francisco Costa, líder do governo na Assembleia, adequou a legislação do estado à Lei Federal nº 12.711/2012 e editada em 2016.
A pessoa vacinada que apresentar qualquer tipo de sintoma deve procurar a rede de saúde, no caso o local em que tomou o imunizante, para ser encaminhada ao atendimento.
A medida ocorre para evitar aglomerações e colapso na Rede de Saúde, assim, o chefe do executivo estadual decidiu pela não realização de eventos carnavalescos no Piauí.
O deputado se pronunciou sobre a orientação de Ciro Nogueira para que os progressistas que estão no Governo Wellington Dias permaneçam até as eleições de 2022.
“Não há projeto de uma reforma administrativa. Qualquer alteração será própria do dia-a-dia, mas não como uma reforma administrativa”, esclareceu Dias.