Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Wellington discute medidas de apoio às pequenas empresas durante pandemia

O chefe do executivo estadual explicou que uma das medidas mais importantes diz respeito às linhas de crédito.

O governador Wellington Dias participou de uma reunião por videoconferência nesta terça-feira (28) com gestores de setores da economia, da agência de fomento e de órgãos estaduais, onde discutiu sobre programas e políticas de apoio às pequenas empresas durante a pandemia de coronavírus (covid-19).

O chefe do executivo estadual explicou que uma das medidas mais importantes diz respeito às linhas de crédito. “Nós temos programas que foram lançados pelo Banco Central, pelo Governo Federal, e depois trabalhado na particularidade do Piauí, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Nordeste, Agência de Fomento e bancos privados. E o que nós temos de importante é crédito para folha de pagamento de até dois meses, com taxas relativamente baixas, 2,5% ao ano. Tem recursos para capital de giro e recursos para alguns financiamentos, para as empresas que já estão em atividade por delivery, por exemplo, ou em atividades porque são serviços que foram considerados essenciais”, declarou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias  Governador Wellington Dias

Wellington Dias ressaltou que será ampliada a comunicação entre Governo do Estado e o Sebrae, a fim de facilitar o acesso dos microempreendedores às essas linhas de crédito. “Acertamos ainda que agora a comunicação do Estado, com o apoio do Sebrae, vai trabalhar na perspectiva de fazer uma ‘lincagem’ para que mais setores possam ter conhecimento sobre essas linhas de financiamentos dos bancos e também para que possam ter as orientações, o apoio para efetivar. Já temos várias empresas, mais de 4 mil que já acessaram no Piauí, e queremos que muito mais possam acessar essas linhas de financiamento”, afirmou.

De acordo com o governador, para que seja retomado o funcionamento das atividades econômicas é necessário que sejam obedecidos alguns critérios. “O regramento de seguir as normas de higiene vai durar por um longo período, vai fazer parte da nossa vida depois da crise e essa retomada será gradativa, dependerá muito das nossas ações agora”, colocou.

O secretário de Planejamento do Piauí, Antônio Neto, destacou que a retomada deve ser planejada e gradativa. “Precisamos criar novas linhas de apoio de crédito. Novas linhas de consultoria, aprimorar o funcionamento da plataforma digital para fazermos essa saída progressiva e planejada, porque se a saída for imediata, ela vai ter um impacto negativo maior na economia, por isso é importante a análise das propostas e acolhimento de ideias”, disse o gestor.

Segundo o Governo do Estado, o Piauí vem desenvolvendo inúmeras estratégias no combate ao coronavírus. Uma delas é a pesquisa de verificação do grau de contaminação, realizada em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Outra medida é a realização do maior número possível de testes em todos os municípios; o Aplicativo Monitora Covid-19, que possibilita o atendimento e contato direto da população piauiense com profissionais da saúde; e a plataforma Piauí Delivery, que permite que consumidores façam compras pela internet e recebam os produtos em casa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Idosa de 83 anos é a 22ª morte confirmada por coronavírus no Piauí

Brasil tem 5.017 mortes e 71.886 casos confirmados de coronavírus

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.