Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

TCE diz que apenas 16 cidades disponibilizam aulas remotas no Piauí

O levantamento constatou que 3.318 estabelecimentos de ensino da Educação Básica foram fechados nas redes municipais.

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) divulgou um levantamento, nesta segunda-feira (1º), identificando as ações adotadas pelas 224 redes municipais de educação do estado durante período de pandemia do novo coronavírus (covid-19) e apontou que apenas 16 municípios oferecem aulas remotas por meio da Internet.

O levantamento, realizado pela Divisão de Fiscalização da Educação (DFESP1) do TCE nos meses março e abril, constatou que 3.318 estabelecimentos de ensino da Educação Básica foram fechados nas redes municipais em razão do novo coronavírus, afetando diretamente 534.736 alunos matriculados em creches, pré-escolas, ensino fundamental (anos iniciais e anos finais), ensino médio, Educação de Jovens e Adultos e educação especial.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Tribunal de Contas do EstadoTribunal de Contas do Estado

Dos 224 municípios piauienses, apenas a cidade de Eliseu Martins não publicou normativo, em Diário Oficial, interrompendo a realização de aulas presenciais.

Dos municípios que emitiram normativo, 170 (76,23%) anteciparam as férias e suspenderam as aulas, 34 (15,25%) somente suspenderam as aulas e 19 (8,52%) somente anteciparam as férias. Sessenta e oito municípios (30,49%) regulamentaram a distribuição/oferta de merenda escolar.

Os municípios que estão oferecendo aula remotas são: Angical do Piauí, Avelino Lopes, Belém do Piauí, Beneditinos, Cabeceiras do Piauí, Cocal de Telha, Colônia do Piauí, Corrente, Elesbão Veloso, Francinópolis, Guadalupe, Itainópolis, Jaicós, Jurema, Parnaguá e Teresina.

A proposta da DFESP é contribuir para a melhor compreensão acerca da continuidade ou descontinuidade das atividades pedagógicas das redes de ensino públicas municipais do Estado do Piauí e ter subsídios em processos de fiscalização ao final da suspensão das aulas presenciais.

A relatora do processo, conselheira Waltânia Alvarenga, determinou o encaminhamento do levantamento para a UNDIME/PI (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Piauí), UNCME/PI ( União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – Piauí) e CEE/PI (Conselho Estadual de Educação do Piauí), para que também possa auxiliar as suas respectivas ações.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covid-19: Piauí já tem 66,8% das UTIs ocupadas, diz Sesapi

Estado do Piauí já tem 97 enfermeiros com covid-19, diz Cofen

Saiba quais cidades piauienses já registraram mortes por covid-19

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.