Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

FMS vai adquirir mais 35 mil testes rápidos para covid-19

Outros 65 mil já haviam sido adquiridos pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai ampliar a testagem para detectar a covid-19 na população de Teresina com a aquisição de mais 35 mil testes rápidos, que serão comprados por meio de licitação. Outros 65 mil já haviam sido adquiridos pela FMS.

De acordo com Manoel de Moura Neto, presidente da Fundação Municipal de Saúde, inicialmente, a Capital havia recebido 10 testes fornecidos pelo Governo Federal e disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), que foram utilizados prioritariamente na testagem de profissionais que estavam na linha de frente no combate a doença, provocada pelo novo coronavírus

A partir de agora, está sendo possível realizar testes em pacientes assintomáticos, proporcionando maior controle da doença.

Ao todo, segundo Firmino Filho, já foram investidos R$ 10,9 milhões na compra de testes para covid-19, que estão disponíveis às pessoas sintomáticas em 19 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e detectam a presença de anticorpos produzidos pelo organismo contra o novo coronavírus.

A população que apresentar sintomas similares à gripe, a exemplo de tosse, febre, falta de paladar e dor de garganta, pode se dirigir às 19 Unidades Básicas de Saúde exclusivas para atendimento de pessoas com sintomas gripais. Em casos mais graves, o usuário pode se dirigir a uma das três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), nos bairros Promorar, Satélite e Renascença, ou para um dos nove hospitais de bairro espalhados na cidade.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.