Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Sesapi monitora cidades com aumento de casos de covid-19

O município de Curralinhos está em primeiro lugar na incidência de novos casos da doença.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Piauí (CIEVS-PI), segue monitorando a situação de pandemia no estado. Toda semana são feito relatórios sobre a evolução dos casos e óbitos em decorrência da covid-19.

De acordo com os dados da última semana epidemiológica, do dia 25 de outubro, entre os 20 primeiros municípios do estado com maior incidência da doença, a cidade Curralinhos, que tem pouco mais de 4 mil habitantes, está em primeiro lugar na incidência de novos casos da doença, com 1.340.

Foto: Divulgação/AscomAumento de casos de covid
Aumento de casos de covid

Outra cidade com o número acima de mil em incidência de casos é Caldeirão Grande do Piauí com 1.175. “Nestes dois municípios registramos uma incidência acima de mil para novos casos a cada 100 mil habitantes. O fato da população ser pequena colabora para que o índice fique ainda mais elevado”, explicou a coordenadora do Cievs, Amélia Costa. De acordo com a epidemiologista, a classificação de cada município leva em conta a quantidade de habitantes e os novos casos.

Para tentar barrar a elevação desses casos a secretaria está prestando orientações a estes municípios. “Estamos entrando sempre em contato com essas cidades com aumento de casos, pedindo que os mesmo colham amostras desses infectados para termos um controle das variantes que estão circulando no estado”, lembrou Amélia Costa.

A coordenadora lembra que a população não deve baixar a guarda, mesmo em um momento mais brando da pandemia como agora, uma vez que o vírus ainda está circulando. “Mesmo estando com mais de 70% da população vacinada com a primeira dose e quase 50% com o esquema completo, lembramos a todos que ainda é necessário manter os cuidados como uso de máscara e distanciamento, pois infelizmente a pandemia ainda é uma realidade”, reforçou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.