Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Sobe para 16 o número de casos do variante Delta no Piauí, diz Sesapi

Foram constatados 12 novos casos no estado com base em testes de sequenciamento genético.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância e Saúde, da Fiocruz-PI, divulgou na manhã desta terça-feira (28) que o número de casos confirmados da variante Delta subiu para 16 no Piauí. Os testes foram feitos com base no sequenciamento genético.

No primeiro relatório, foram detectados 12 casos da variante Delta em 23 amostras investigadas. Os pacientes positivados para a variante são dos municípios de Agricolândia, Caldeirão Grande do Piauí, Jatobá e Teresina. Os outros quatro casos positivos foram analisados anteriormente fora do estado.

De acordo com o secretário Florentino Neto, o sequenciamento é um instrumento de monitoramento do cenário epidemiológico. Como os exames passaram a ser realizados no Piauí, isso permitirá a Sesapi ter um quadro mais fiel da situação da Covid-19 no estado.

“Até então, esses exames eram encaminhados para laboratórios de referência em outros Estados, o que demandava bastante tempo, atrasando as respostas de saúde pública para enfrentar a pandemia. Agora, poderemos atuar com mais rapidez e traçar estratégias para barrar a circulação dos vírus”, destacou o gestor.

Para o Superintendente de Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, o crescimento da proporção de casos da variante Delta serve de alerta para os órgãos de saúde. Segundo ele, o número real de casos da variante pode ser superior. “O Governo do Estado, através de Sesapi, tem feito o seu dever de casa no combate à pandemia. Agora, pedimos a população para continuar se protegendo e evitando aglomerações, principalmente neste final do ano, que é um período festivo”, finalizou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.