Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Covid: Piauí já vacinou mais de 90% da população acima de 12 anos

Os números contabilizados pelo sistema do PNI levam em conta a população vacinável pelo Governo Federal.

O estado do Piauí já vacinou 92,62% da população acima de 12 anos com a primeira dose, os imunizantes contra a covid-19. Com relação à segunda dose o estado também está avançando e conta 73,4% desse público vacinado. Os dados são do Sistema de Informação do Plano Nacional de Imunização (SI-PNI).

Para o governador Wellington Dias estes números possibilitam a adoção de medidas para que se possa ter mais exigências em atividades dos setores público e privado com relação ao passaporte da vacina. “No acompanhamento feito pela Sesapi, que é coordenada pelo secretário Florentino Neto, podemos perceber que o Piauí alcançou números expressivos na vacinação e que significa que estamos nos aproximando da imunização. Com esses dados, orientado pelo Comitê Científico do Nordeste vamos podemos aprimorar nas exigências do passaporte da vacina, que é uma garantia para fazer a imunização e proteger a população do nosso estado. Ao mesmo tempo estamos empenhado e pedindo para você que tomou a primeira dose, tome a segunda dose e senão tomou nenhuma, não vacile, tome a vacina”, reforçou o chefe do Executivo estadual.

Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias
Wellington Dias

Os números contabilizados pelo sistema do PNI levam em conta a população vacinável elegível pelo Ministério da Saúde, que é de 2.744.869 pessoas. “Este sistema contabiliza como vacinável aqueles que têm autorização da Anvisa para receber os imunizantes. No momento no Brasil é a população acima de 12 anos”, explicou ao superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães.

Quando olhamos para a população acima de 60 anos 100% desse público concluiu o seu ciclo vacinal. “Os dados do SI-PNI, que levam em conta a população vacinável, nos mostram que já chegamos a mais de 100% do grupo acima de 60 anos com as duas doses. Quando olhamos para os de 18 a 59 anos já foram 76,86% com o clico de vacinação completo” destacou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Foto: Lucas Dias/GP1Florentino Neto
Florentino Neto

Vacinômetro

Diferente do Sistema de Informação do Plano Nacional de Imunização (SI-PNI) o Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde, contabiliza para mensuração de dados a população geral do Piauí, que foi estipulada pelo IBGE em 3.289.290. Nesse programa é possível perceber que já são 77,14% com a primeira dose e 64,10% com as duas doses.

Somando todas as etapas da vacinação o Piauí já aplicou 4.839.649 doses de vacinas contra Covid-19. “Estamos chegando aos objetivos estabelecidos pelo PNI, mas queremos lembrar a nossa população que esses números só podem avançar se os mesmos comparecerem aos postos de saúde para tomar todas as vacinas estabelecidas para seu grupo” lembrou Florentino Neto.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.