Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Sesapi inicia distribuição de vacina para imunização de adolescentes

“Estaremos enviando paras as regionais a Pfizer que será entregue na sexta", disse Florentino Neto.

O secretário estadual da Saúde, Florentino Neto, anunciou nesta quarta-feira (15) que todos os municípios do Piauí receberão doses da Pfizer para iniciar a imunização contra a covid-19 dos adolescentes de 12 a 17 anos.

De acordo com o secretário, as doses serão enviadas na quinta-feira (16) para as regionais e os municípios deverão recebe-las na sexta-feira (17). “Estamos anunciando o início da vacinação que pode ser concedida por todos os municípios para os adolescentes de 12 a 17 anos, nesse grupo que podem ser vacinados com vacina da Pfizer, estaremos enviando paras as regionais da Saúde a vacina da Pfizer que será entregue na sexta-feira aos municípios para que possam iniciar a vacinação”, afirmou.

Foto: Lucas Dias/GP1Florentino Neto
Florentino Neto

“Confirme o Plano Nacional de Imunização (PNI) temos que seguir um cronograma: primeiro serão vacinados os adolescentes com deficiência permanente, depois os adolescentes com comorbidades, as adolescentes gestantes e puérperas, adolescentes privados de liberdade e em seguidas todos os adolescentes. Essa é a sequência que está estabelecida e que nós somos obrigados a cumprir”, elencou Florentino.

O Piauí pretende vacinar 543.299 adolescentes, que é o público estimado através de dados do DATASUS. Nesta primeira remessa serão entregues 30 mil doses da Pfizer-BioNTech, única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para pessoas nessa faixa etária.

Florentino ressaltou ainda que já entrou em contato com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Gilberto Albuquerque, para informar sobre o envio das doses para que a fundação possa iniciar a vacinação o mais rápido possível.

“Quero ressaltar que tive contato com o próprio presidente da FMS, Gilberto, e eu já informei que amanhã a fundação deverá estar recebendo já o quantitativo de doses já para esse público para que possa iniciar a vacinação ainda nesse final de semana em Teresina”, declarou o secretário Florentino Neto.

O secretário reformou também que 51 cidades do Piauí já iniciaram a imunização dos adolescentes, totalizando 8.651 vacinados com a primeira dose, segundo os números do Vacinômetro da Sesapi. “De acordo com o PNO, as cidades que finalizarem a vacinação, em primeira dose, de sua população de 18 a 59 anos, poderiam iniciar a imunização do público de 12 a 17 anos e foi isso que muitas cidades piauienses fizeram. Agora com essas do que estamos encaminhando os demais municípios poderão iniciar a imunização deste público”, destacou Florentino.

Junto com as vacinas para os adolescentes, a Coordenação de Imunização da Sesapi, também vai está entregando as 85.410 doses de Pfizer-BioNTech, recebidas na última segunda-feira (13), e que são destinadas a população de 18 a 59 anos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.