Fechar
GP1

Brasília - Distrito Federal

Técnicos da PF iniciam inspeção dos códigos-fonte da urna eletrônica

Equipe vai analisar detalhes do sistema eletrônico de votação até sexta-feira (26) na sede do TSE.

A Polícia Federal começou, nesta segunda-feira (22), a inspeção dos códigos-fonte da urna eletrônica e do sistema de votação que serão utilizados nas eleições de 2022. A inspeção ocorre no edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília-DF, e deve ser feita até sexta-feira (26).

A abertura dos códigos-fonte é uma atividade obrigatória realizada antes de todas as eleições, em conformidade com a resolução TSE nº 23.673/2021, que trata da fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação.

O que é o Código-fonte?

Código-fonte é um conjunto de comandos e instruções, escritos em linguagem para computadores, que integram um programa capaz de acionar o funcionamento de equipamentos eletrônicos. O código-fonte pode ser inspecionado por representantes técnicos dos partidos políticos, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), das Forças Armadas, da Polícia Federal e de universidades, entre outras instituições.

Contribuição

O Departamento de Polícia Federal, vinculado ao Ministério da Justiça, é uma das diversas entidades habilitadas pelo TSE para fiscalizar e acompanhar os sistemas utilizados nas eleições do país. Em cada eleição, o TSE estimula a participação e o envolvimento de representantes de organismos públicos na fiscalização minuciosa da construção dos softwares que integrarão o sistema eletrônico de votação, apuração e totalização dos resultados.

Participantes

Estão designados para a inspeção: os delegados Elias Milhomens de Araújo; Ricardo Ruiz Silva e Victor Barbarella Negraes; os peritos Alexandre de Andrade Silva; Auto Tavares da Câmara Júnior; Breno Rangel Borges Marchetti; Fabrício Dantas Bispo; Ivo de Carvalho Peixinho; João Paulo Vieira Almeida; João Vitor de Sá Hauk e Paulo César Hermann Wanner; e os papiloscopistas Erismar Paixão Ribeiro da Silva e Leonardo Costa Rodrigues Alves.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.