Fechar
GP1

Brasília - Distrito Federal

Moraes abre inquérito contra Ibaneis Rocha e Anderson Torres

O objetivo do inquérito é apurar a conduta de ambos durante os atos na Praça dos Três Poderes.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, abriu inquérito contra o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e o ex-secretário do DF, Anderson Torres, por suposta omissão nos atos que levaram a depredação dos edifícios sede dos Três Poderes no último domingo. O ministro do STF já determinou a prisão preventiva de Anderson Torres, que está no momento nos Estados Unidos.

Moraes assinou a medida na noite de dessa quinta-feira (12). A decisão de Moraes – que já tomou uma série de medidas a respeito do caso – ocorreu após pedido da Procuradoria-Geral da República, feito na terça-feira (10). Já nessa quinta-feira (12), o órgão pediu a abertura de outro inquérito, para identificar os mentores intelectuais dos ataques.

Também serão alvos da investigação Fernando de Sousa Oliveira, ex-secretário interino de Segurança Pública do DF, e Fábio Augusto Vieira, ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, que já se encontra preso por ordem de Moraes.

O objetivo do inquérito é apurar a conduta de ambos durante os atos na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no último domingo (08).

Alexandre de Moraes aponta omissão do governador afastado

Na decisão de abrir o novo inquérito, o ministro apontou indícios de que teria ocorrido omissão e conivência do mandatário distrital e de seus auxiliares em facilitar os crimes violentos cometidos em Brasília, quando as sedes dos Três Poderes da República foram amplamente depredadas.

Afastamentos

Ibaneis Rocha foi afastado de suas funções pelo próprio Moraes, ainda na madrugada de segunda (9), horas depois da manifestação. Torres, por sua vez, é alvo de ordem de prisão expedida pelo ministro. O ex-secretário encontra-se fora do país, nos Estados Unidos. Segundo sua defesa, ele deve se entregar nos próximos dias.

O que diz a Defesa

Em nota, os advogados Alberto Toron e Cleber Lopes, que representam o governador afastado Ibaneis Rocha, disseram que seu cliente prestou depoimento espontaneamente à Polícia Federal nesta sexta-feira (13), quando respondeu a todas as perguntas e "teve a oportunidade de rechaçar definitivamente qualquer ideia de que tivesse alguma conivência com o vandalismo antidemocrático verificado no domingo".

O texto acrescenta que o governador "sabia da experiência e treinamento da PM DF e foi uma verdadeira surpresa a inexistência de efetivos em número suficiente para conter os vândalos e, pior, que alguns PMs se confraternizaram com os manifestantes". A nota encerra afirmando que Ibaneis "espera que todo o ocorrido seja cabalmente apurado e as responsabilidades fiquem demonstradas".

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.