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Reclame Aqui lança plataforma para ajudar nas compras durante a Black Friday

Além de reunir informações sobre a reputação das empresas, o site Confie Aqui compara preços dos produtos e o valor do frete.
Por Estadão Conteúdo

A menos de um mês da Black Friday, no próximo dia 27, o site Reclame Aqui lançou a plataforma Confie Aqui, que vai reunir informações sobre a reputação de mais de 1.500 lojas online, monitorar preços e comparar preços de produtos e consultar o valor do frete cobrado pelas empresas.

Segundo o CEO do Reclame Aqui, Edu Neves, o objetivo do Confie Aqui é ser um assistente de compras do consumidor. “A plataforma não vai abarcar só as questões de preço, mas todos os aspectos que possam gerar risco na escolha da oferta”, diz.

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A plataforma, que já era idealizada há mais de 10 anos, foi lançada intencionalmente próxima à Black Friday e ao Natal porque as datas concentram grande parte do movimento das vendas do varejo.

Neves reforça que a confiança do consumidor é ponto-chave para as vendas na Black Friday. Em 2019, por exemplo, o Reclame Aqui recebeu 8.830 reclamações referentes à data. “Nessa época, há um aumento no número de envio de e-mails que facilitam o phishing (roubo de dados confidenciais na internet) e golpes de aquisição de usuário. (...) É um momento no qual a confiança pesa muito”.

Mas o Confie Aqui não é voltado apenas para os consumidores. Segundo Neves, os lojistas também podem se beneficiar da sua finalidade. “As empresas que têm foco no cliente, informações transparentes e boa reputação no Reclame Aqui serão automaticamente favorecidas no sistema”, diz.

Multiplataforma

A plataforma está disponível na web e será lançada em aplicativo. O usuário também tem a possibilidade de usar seu cadastro do Reclame Aqui para ter acesso à plataforma.

O consumidor pode procurar diretamente pelo produto de interesse e a plataforma faz a busca por lojas e indica a reputação de cada uma, de acordo com os índices públicos do Reclame Aqui, e a variedade de preços. O usuário também pode criar alertas, acrescentar o CEP de entrega, verificar o valor do frete e consultar um gráfico com o histórico de preços daquele produto nos últimos 6 meses.

Se o usuário encontrar um preço desatualizado na plataforma, Neves aconselha o uso do aplicativo ou da extensão para navegador, que alertam rapidamente sobre possíveis alterações.

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