Fechar
GP1

Economia e Negócios

Piauí teve aumento no consumo varejista no ano passado

O Piauí fechou dezembro com um crescimento de 1,38% em relação a novembro. Mas o maior crescimento ocorreu em junho comparado a maio: 18,9%.

Os dados do Índice Getnet de Vendas do Comércio Varejista Brasileiro (IGet) apontaram que o Piauí fechou 2020 com aumento no consumo varejista mesmo com a pandemia da covid-19. Os números no varejo não são observados desde o ano de 2015. O índice é medido pelas transações das máquinas da Getnet, empresa de tecnologia do grupo Santander, em 150 mil estabelecimentos comerciais do País.

O dinheiro injetado na economia, com maior volume nas regiões Nordeste e Norte, ajudou os piauienses a vivenciarem um período de consumo mais intenso. O Piauí fechou dezembro com um crescimento de 1,38% em relação a novembro. Mas o maior crescimento ocorreu em junho comparado a maio: 18,9%.

Foto: Lucas Dias/GP1Fila em loja no centro de Teresina
Fila em loja no centro de Teresina

O Piauí ficou atrás apenas do Maranhão no topo da lista entre os estados nordestinos que mais registraram avanço no consumo, quando observados os números do setor do IGet no ano passado. Segundo o economista do Santander, Lucas Maynard, esse aumento no consumo ocorreu, principalmente, pelo auxílio emergencial.

“Com o auxílio emergencial, os números do varejo de 2020 no Nordeste refletiram essa transferência direta de renda. Na medida em que foi uma das regiões que mais recebeu auxílio emergencial, os dados do varejo, para alguns estados, terminaram atingindo máximas históricas, recuperando-se integralmente dos impactos da crise, sentidos, especialmente, no mês de abril”, destacou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.