Fechar
GP1

Economia e Negócios

Brasil cresce mais que EUA, Alemanha e França, aponta FMI

Os dados são oriundos de projeções do Fundo Monetário Internacional, divulgados na terça-feira (11).

Projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) apontam que o Brasil terá um crescimento econômico maior que Estados Unidos, França e Alemanha ainda em 2022. O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve alcançar a expansão de 2,8%. Ao mesmo tempo, o desempenho é estimado em 1,6% para os norte-americanos, 1,5% para os alemães e 2,5% para os franceses.

Os dados são da última terça-feira, 11 de outubro, e a publicação traz a terceira revisão seguida com a elevação da estimativa de crescimento para o PIB brasileiro em 2022. Em janeiro, o FMI reduziu a previsão de crescimento econômico deste ano para o Brasil de 1,5% para 0,5%. Em abril, a instituição revisou a projeção para 0,8%. Já em agosto, as expectativas estavam em 1,7%.

Para os EUA, a projeção de crescimento do PIB estava em 4% no mês de janeiro. Em abril caiu para 3,7% e chegou a 2,3% em julho. Para Alemanha, em janeiro, a projeção do crescimento do PIB estava em 3,8% e da economia francesa em 3,5%. Para ambas, no mês de julho, as previsões mudaram para 1,2% e 2,3%, respectivamente.

FMI subestima economia do Brasil

Paulo Guedes, ministro da Economia, acredita que o fundo ainda subestima o potencial da economia brasileira. “Possivelmente, estão prevendo um crescimento baixo porque estão achando que o outro candidato vai ganhar e isso vai ser muito ruim para o crescimento”, afirmou.

“Quando se faz uma mudança estrutural forte na economia, que é o nosso caso, os modelos antigos perdem a aderência. Eles [o FMI] estavam prevendo crescimento baixo baseado em investimento público que está caindo há 20 anos. Mas mudamos o modelo econômico e agora é baseado em investimentos privados. Temos R$ 900 bilhões de investimentos privados já contratados”, disse o ministro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.