Fechar
GP1

Economia e Negócios

Inflação da Argentina chega a quase 90% em 12 meses

Previsão feita pelo BC do país aponta que aumento dos preços deve chegar até 100% em dezembro deste ano.

O Instituto Nacional de Estatísticas e Dados (Indec) divulgou nesta terça-feira (15), que a inflação anual do país chegou a quase 90%. O valor é o maior do país desde 1991, conforme divulgou o Indec. No mês de outubro, a alta foi de 6,3%.

O Indec divulgou dados da inflação por região. Buenos Aires, capital da Argentina, e a região da Patagônia tiveram a inflação mais alta do mês de outubro, com 6,6%, seguidos pelas regiões do Noroeste com 6,3%, Nordeste com 6,2%, Pampena com 6,1% e Cuyo com 6%. O Banco Central da Argentina subiu em setembro a taxa de juros do país para 75%, uma das maiores do mundo.

O setor de comunicações, telefonia e internet foi o que teve a maior alta, com 12%. O setor de alimentação e bebidas teve um aumento de 6,2%. Até o momento, os peronistas Alberton Fernández e Cristina Kirchner não se pronunciaram sobre a mais recente notícia negativa.

Para tentar conter o avanço da inflação do país, o presidente Alberto Fernández anunciou o congelamento de 1,5 mil produtos. É a terceira vez que o presidente argentino recorre à estratégia para “ajudar a economia”.

Com informações da repórter Topázio Figueiredo

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.