Fechar
GP1

Economia e Negócios

Monitor do PIB aponta alta de 0,6% em fevereiro ante janeiro

No trimestre terminado em fevereiro de 2022 ante o mesmo período de 2021, a economia cresceu 1,7%.

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve uma alta de 0,6% em fevereiro ante janeiro, segundo o Monitor do PIB, apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Na comparação com fevereiro de 2021, a atividade econômica teve expansão de 1,2% em fevereiro de 2022.

“O crescimento da economia brasileira em fevereiro continua sendo explicado, principalmente, pelo desempenho do setor de serviços. Este setor segue com variação interanual acima da observada na agropecuária e na indústria, em praticamente todos os meses, desde meados do ano passado. Mesmo considerando a variação em fevereiro, frente a janeiro, o desempenho do setor também foi de crescimento. Por ter sido o mais impactado pela pandemia, a fraca base de comparação apresentada no setor de serviços favorece o seu bom desempenho atual", avaliou Juliana Trece, coordenadora do Monitor do PIB - FGV, em nota oficial.

Trece pondera que, embora os resultados mostrem o setor de serviços como fundamental para o desempenho da economia no início deste ano, o cenário de inflação, juros e desemprego elevados pode prejudicar a manutenção desse processo de crescimento no decorrer do ano, afetando também o próprio PIB.

O Monitor do PIB antecipa a tendência do principal índice da economia a partir das mesmas fontes de dados e metodologia empregadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo cálculo oficial das Contas Nacionais.

No trimestre terminado em fevereiro de 2022 ante o mesmo período de 2021, a economia cresceu 1,7%. Sob a ótica da demanda, o consumo das famílias teve elevação de 2,1%, sustentado pelo componente de serviços. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, medida dos investimentos no PIB) cresceu 0,4% no período. As exportações aumentaram 12,5%, impulsionadas pelos produtos agropecuários. Já as importações tiveram retração de 2,1%.

Em termos monetários, o PIB alcançou aproximadamente R$ 1,332 trilhão no primeiro bimestre de 2022, em valores correntes.

A taxa de investimento da economia foi de 19,9% no mês de fevereiro de 2022.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.